Como surgiu?
O Método Therasuit® é um programa de fisioterapia intensiva, idealizado e patenteado pelos fisioterapeutas Izabela e Richard, na cidade de Michigan/Estados Unidos.
Tudo começou em 1971, nos Estados Unidos, quando médicos da NASA criam uma veste, chamada de Pinguin Suit, composta por uma série de cordas elásticas, para resistir aos movimentos realizados pelos astronautas e imitar os efeitos da gravidade.
Os pesquisadores notavam que ao retornarem do espaço, os astronautas apresentavam um alto índice de fraqueza muscular e fratura. Com o passar do tempo, os pesquisadores perceberam que os astronautas que não faziam o uso da veste, apresentavam instabilidade postural semelhante ao da criança com paralisia cerebral.
Sobre o Método
O Método Therasuit consiste em 4 a 6 semanas de tratamento (mais comumente 4 semanas), com carga horaria de 3h diárias de fisioterapia, que pode estar associada a outras especialidades como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia entre outras.
Duração: 60 horas mensais
Indicação: crianças acima de 2 anos de idade, jovens e adultos com desordens neurológicas, síndromes não progressivas e atrasos de desenvolvimento global.
Como funciona?
O paciente é avaliado através de vídeos e fotos (qualitativo) e escalas, como por exemplo a GMFM (quantitativa) que nos direciona as habilidades motoras de cada paciente e o grau de dificuldade de cada uma.
Os terapeutas capacitados pelo Método Therasuit realizam uma avaliação criteriosa de cada paciente, para direcionar as demandas e adequá-las ao protocolo.
O princípio do tratamento é o fortalecimento muscular, que é realizado de maneira isolada, através do uso de polias, na gaiola (Unidade de Exercícios Universal). Dentro do protocolo, são realizadas séries de exercícios de fortalecimento de maneira específica, com cargas e repetições progressivas.
Um recurso importante desse método, é a veste (suit). Composta de shorts, colete, boné, além de acessórios de MMII e MMSS, a veste promove grande melhora do alinhamento biomecânico, facilitando a realização de funções e atividades mais direcionadas.
O spider (sistemas de cordas elásticas) auxilia nas atividades mais complexas, pois promove adequação do suporte de peso, podendo facilitar uma tarefa considerada difícil para o paciente ou proporcionar maior resistência em atividades visando ganho de força, relacionadas ao objetivo funcional.
No intensivo Therasuit, o objetivo principal sempre será uma atividade de participação. Terapeutas e família se unem e alinham as queixas da família às capacidades do paciente.
Ao fim do tratamento, a Intensiva Centro Transdisciplinar e Estudos, oferece uma devolutiva à família, com os profissionais envolvidos, mostrando claramente os resultados, levantando questões importantes para a persistência dos ganhos obtidos e orientando a família quanto a continuidade desse tratamento, como por exemplo, a manutenção 2 a 3x por semana até um próximo módulo, atividades para serem realizadas em casa e uso de dispositivos e equipamentos indicados as necessidades dos pacientes. O Therasuit pode ser realizado respeitando um intervalo de no mínimo 3 meses entre os módulos.
Como surgiu?
Criado pelo fisioterapeuta Renato Guimarães Loffi e pela Terapeuta Ocupacional Gláucia Rodrigues Guimarães em 2007/2008.
A Metodologia Treini® foi desenvolvida levando em consideração o ambiente terapêutico, exoesqueleto flexível baseado em tensegridade, exoesqueleto baseado nos trilhos miofasciais e padrões geométricos gerais, aplicativo e a elaboração de um programa de treinamento físico e funcional (TREINI+), específicos para cada criança ou adulto que apresenta sequela de lesão no sistema nervoso central.
Sobre o método
O exoesqueleto é montado individualmente para cada paciente e toda a equipe transdisciplinar é capacitada a realizar o manejo da veste dentro do ambiente clínico. Fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagoga fazem parte da equipe.
A utilização de um aplicativo pela família e equipe de reabilitação facilita a realização de exercícios e atividades diárias que devem ser feitas fora da clínica pelos responsáveis ou cuidadores. Servindo como base de dados de cada paciente.
Na Intensiva Centro Transdisciplinar e Estudos, temos o acompanhamento nutricional, que é fundamental para adequar as demandas nutricionais a carga horária de atividades dos pacientes.
Na Intensiva Centro Transdisciplinar e Estudos, todos os nossos terapeutas são capacitados e treinados pelo método.
Duração
O tratamento é realizado em um período de 36 meses ou a critério do Fisioterapeuta / Médico, 5 x por semana, com duração diária de 3 a 4 horas.
Na Intensiva Centro Transdisciplinar e Estudos, todos os profissionais (fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais) possuem a formação pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath.
O que é?
É um conceito holístico e interdisciplinar de prática clínica, que enfatiza o manuseio terapêutico individualizado, baseado na análise do movimento para habilitação e reabilitação de bebês, crianças, jovens e adultos com desordens do sistema neurológico.
Através do conceito Bobath, priorizamos as capacidades de cada paciente e a partir delas, analisamos quais impedimentos (estruturas e funções corporais, fatores ambientais e pessoais) podem limitar suas funções e atividades de participação, e assim, intervir da maneira mais eficaz.
Nossos terapeutas realizam capacitações e atualizações constantes através dos cursos avançados do Conceito Bobath, sempre em busca de novidades e das melhores condutas para integrar as atividades terapêuticas as necessidades e demandas da vida diária.
Indicação
Bebês, crianças e adultos com desordens neurológicas e atrasos de desenvolvimento.
Sobre a técnica
A Terapia Psicomotra Cuevas Medek Exercises (CME®) foi criada por Ramon Cuevas, fisioterapeuta chileno, durante o início dos anos setenta em Caracas, Venezuela.
Trata-se de uma abordagem terapêutica que provoca o aparecimento de funções motoras automáticas ausentes, respostas automáticas, expondo a criança à influência da força da gravidade, com progressão gradual para o apoio distal. A cooperação e motivação da criança não são requisitos da terapia CME®
Indicação
Cuevas Medek Exercises® (CME®) é uma abordagem terapêutica psicomotora para crianças com três meses ou mais que apresentem desenvolvimento motor atípico causado por disfunções do Sistema Nervoso Central (SNC), conhecidas ou não. A terapia CME® pode ser aplicada até que a criança alcance e controle a marcha independente.
Duração:
O que é?
Protocolo direcionado para recuperar a função do membro superior acometido em pacientes com sequelas motoras por lesão cerebral, por meio da restrição do membro não afetado e treinamento intensivo do membro parético.
Como funciona?
Através da terapia orientada a tarefa associada a métodos comportamentais aplicados de forma intensiva e repetitiva, a TCI tem como objetivo aumentar e melhorar a funcionalidade do membro acometido.
A família é orientada sobre o protocolo e após a realização de avaliações específicas qualitativas e quantitativas pelo terapeuta, o responsável assina um termo de comprometimento, pois o protocolo consiste em tarefas diárias para casa e sua eficácia está diretamente relacionada ao envolvimento dos responsáveis.
Durante o protocolo, são realizadas inúmeras tarefas, com muitas repetições, fazendo uso da contensão do membro sadio, através de um gesso, que deve ser mantido por todo o período do protocolo.
Duração
O que é?
A ETCC é um método não-invasivo, indolor, de estimulação do cérebro que utiliza uma corrente elétrica baixa e contínua emitida diretamente na área cerebral de interesse, através de pequenos eletrodos, fazendo com que a corrente elétrica emitida aumente o nível de atividade cerebral da área estimulada.
Durante sua aplicação, correntes diretas de baixa amplitude são aplicadas através de eletrodos posicionados em pontos pré-determinados no couro cabeludo, e essas correntes penetram o crânio atingindo o cérebro, de forma suficiente para modificar os potenciais neuronais, influenciando os níveis de excitabilidade e modulando a taxa de disparo células neuronais isoladas.
Como funciona?
No intensivo de ETCC são realizadas 10 sessões, após o protocolo intensivo, é indicado a realização da manutenção 1x por semana, até o próximo módulo, que pode ser realizado num intervalo de até 3 meses.
Diante da avaliação e objetivos traçados, os eletrodos são posicionados e a corrente age por 20 minutos. Nesse tempo as tarefas motoras ou de cognição são realizadas as terapias transdisciplinares são muito bem vindas durante a aplicação dessa técnica.
Indicação
Dores crônicas, sequelas de acidentes vasculares cerebrais, disfunções neurológicas, distúrbios de movimento, transtornos do espectro Autista, disfunções de memória e cognição e zumbido.
O que é a Integração Sensorial?
Integração Sensorial (IS) é um processo neurológico que organiza as sensações do corpo e do ambiente para uso no dia-dia. O nosso cérebro nos dá constantemente informações sobre as condições do nosso corpo e sobre o ambiente a nossa volta. Quando essas informações estão bem organizadas, somos capazes de usá-las para nossa percepção, comportamento e aprendizado. Quando as informações estão desorganizadas, temos dificuldade de sentir e organizar nossas sensações.
Como funciona?
O objetivo do terapeuta ocupacional dentro do processo de IS é gerar experiências sensoriais, auxiliar a criança na inibição e/ou modulação da informação sensorial; organizar a criança no processamento de respostas mais adequadas aos estímulos sensoriais e promover oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas.
Os procedimentos de Integração Sensorial são delineados para alcançar as fundações sensoriais e motoras que ajudam a criança a aprender novas habilidades mais facilmente. Sempre buscando atividades e sensações que motivem a criança, o Terapeuta Ocupacional desenvolve uma intervenção num contexto lúdico, que envolve uma seleção das experiências sensoriais como o toque, o movimento, as sensações musculares e articulares, sons, imagens e planeja individualmente para cada criança uma terapia com desafios na medida certa, com encorajamento, empatia, motivação e que conduzam a organização da criança e, portanto, de seu sistema nervoso.
Indicação
Bebês e crianças com desordens neurológicas e alterações sensoriais como por exemplo a paralisia cerebral, transtorno do espectro autista e síndromes diversas.
O que é o PROMPT?
A sigla PROMPT significa “Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets” (Prompts/Pistas para a organização dos pontos fonéticos oro musculares). Crianças com Apraxia de Fala na Infância não sabem como planejar os movimentos dos articuladores (língua, lábios, mandíbula, etc) para falar, e essa abordagem, por meio de técnicas e estratégias específicas, a ajudam a “construir” esse caminho.
PROMPT é uma abordagem multidimensional indicada para os transtornos motores de fala, que abrange não apenas os aspectos físico-sensoriais do controle motor, mas também os aspectos cognitivo-linguísticos e sócio emocionais. Não é apenas uma técnica de tratamento para ensinar os sons da fala, a abordagem Prompt envolve muitos aspectos.
Indicação
Existem muitos estudos científicos sérios que comprovam sua eficácia no tratamento das desordens motoras de fala, como as Apraxias de Fala e Disartrias.
A Intensiva Centro Transdisciplinar conta com uma moderna e ampla infraestrutura distribuída num espaço de 1.300m² com acessibilidade desde o estacionamento às salas de tratamento, recepção e sala de espera aconchegante, ampla e confortável.
Além da recepção e sala de espera, a clínica possui duas salas exclusivas para o tratamento Therasuit, uma ampla sala de fisioterapia e salas para atendimento de outras terapias e especialidades.
Com todo nosso carinho e dedicação, em um ambiente prazeroso, alegre e motivante, buscamos sempre aprimorar a qualidade de vida das nossas crianças.
Infraestrutura.
A Clínica Intensiva está localizada em Limeira-SP, região de Campinas. Uma localização privilegiada, de fácil acesso e próximo a Santa Casa de Limeira.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |